Está Tudo Na Sua Cabeça: Saindo de Uma Mentalidade Estagnada Para Uma Mentalidade de Crescimento


Por Al Felix

Você se acha lutando com estagnações em seus projetos? Existem objetivos e metas às quais você se vê impossibilitado de alcançar? De repente, o problema não está nos seus objetivos nem nas metas ou nos projetosO problema pode estar na sua mente, na sua cabeça. Você pode, provavelmente, estar sofrendo de uma mente estagnada.


O que é uma mente estagnada? Mente estagnada é quando acredita que você não é inteligente o bastante, que não tem os dons e os talentos suficientes para continuar tentando e ver avanços em direção aos objetivos. Você tentou de diversas maneiras, mas parece não obter aquele "pulo do gato" para conseguir o que deseja.

É exatamente aqui que aparece a ajuda especializada de um coach. Ele poderá lhe auxiliar ao longo do caminho para que você consiga alcançar os seus alvos, seus objetivos e, assim, se sentir mais realizado.

É muito comum as pessoas se sentirem estagnadas depois de haver tentado muito mas sem sucesso. Uma mente estagnada, paralisada, pode causar muitos males a qualquer executivo ou líder. Neste caso, o líder precisará empreender ideias de uma mentalidade de crescimento.

A mentalidade de crescimento é aquela que, instintivamente, te diz que você deve persistir mesmo diante dos revezes e desafios, pois os esforços e a perseverança terão a sua recompensa. Aliás está comprovado neurocientificamente que o nosso cérebro cresce à medida em que persistimos, perseveramos e usamos nossos erros como meios para melhorar.

Como é que o seu cérebro funciona para crescer?

Na verdade, seu cérebro se comporta como um músculo. Quanto mais atividade você exercer, mais conexões neurológicas ele criará, e, assim, se torna mais e mais complexo. O que você faz na vida, fisicamente, muda a maneira como o seu cérebro se comporta. Ele é muito plástico. De acordo com o cientista John Medina em seu livro Brain Rules (As Regras do Cérebro), você pode conectar e reconectar seu cérebro baseado na simples atividade e foco que você escolher, como, por exemplo, a música, o esporte, as leituras frequentes, memorizações, etc.

Como você alcança uma mentalidade de crescimento?

Quando tem uma paixão, quando tem um hobby, por exemplo, e você persiste em direção à sua realização, isto certamente vai lhe ajudar a seguir adiante. Que parte dos propósitos de Deus está paixão se encaixa? Seus objetivos são parte do chamado de Deus para sua vida? A mentalidade de crescimento te ajuda a acreditar que os esforços que você empreende hoje, certamente, vão fazê-lo avançar amanhã. Se crê que é capaz, então seu cérebro vai colaborar com você.

A mentalidade de crescimento é compatível com as ideias e propósitos que você tem na vida. Na verdade, ela vai transmitir a mensagem para o seu cérebro de que tudo o que você precisa para avançar na vida já existe dentro de você, na sua mente. Esse crescimento da mente constrói uma resiliência emocional que o impulsiona em direção aos seus sonhos.

Por outro lado, a mentalidade estagnada fará com que você fique paralisado, pois ela parece dizer: eu não tenho a habilidade e o talento necessários para chegar onde desejo, então é mais fácil desistir e ficar por aqui.

O crescimento leva tempo, esforço e muito trabalho duro. Por exemplo, Mozart não se tornou uma sensação da noite para o dia. Ele trabalhou por mais de 10 anos, antes que desse à luz a obra magnífica que conhecemos.

Que tipo de mensagem estamos enviando para nós mesmos?

Para obtermos uma mentalidade de crescimento precisamos prestar atenção para as coisas que estamos dizendo diariamente para nós mesmos. Precisamos ouvir as mensagens que enviamos para nós mesmos. Você é uma pessoa que se acha estagnada ou é uma pessoa que está pegando as mensagens erradas que o impossibilitam crescer?

Em vez de ficar paralisados nos erros que você cometeu, está na hora de se erguer, de se levantar e ir em busca de seus sonhos. Está na hora de fazer a leitura das mensagens certas. Está na hora de encarar os desafios que estão diante de você.

Caso não consiga fazer isso por si só, então busque ajuda de um especialista, de um Coach Cristão.

Lembre-se: o crescimento está onde e em como você procura.

É isso.

Por favor, compartilhe.

Comentários