A Quarta Razão Por Que Você Precisa De Um Coach

Líderes são verdadeiramente líderes quando criam métodos de reproduzir-se nos outros. Esse é o jeito mais eficiente de manter vivo o legado de qualquer líder. Veja então a Quarta Razão Por Que Você Precisa De Um Coach:

4. Você Multiplicará a Si Mesmo Desenvolvendo Líderes

Por Al Felix

Estabelecer alvos, agir, ser responsável, tomar decisões, solucionar problemas – são todas áreas inerentes aos líderes. Como Coach Cristão, me proponho a sempre mover as pessoas a se exercitar nestas cinco áreas. Quando estas áreas são levadas a sério, naturalmente, o que se verá é o crescimento das habilidades e capacidades das pessoas que participam do coaching. 



O coaching tem esse poder de melhorar a performance, o desempenho, ao mesmo tempo que desenvolve e traz à tona o líder que há em cada um de nós.

Quando participamos de um processo de coaching, isso nos dá a oportunidade de multiplicarmos a nós mesmos nos outros. Tornamo-nos mais eficientes quando refletimos a nós mesmos, como líderes, ao delegarmos tarefas e monitoramos aqueles que aspiram à liderança. Todo líder que não deixa um legado tangível na vida de outro líder sucessor, nunca foi um bom líder. O processo de coaching tem essa capacidade – de nos forçar a darmos à luz líderes melhores e mais eficientes do que nós.

Foi o Senhor Jesus, o Cristo, que disse: 

“Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai”. (São João 14:12)

É preciso, portanto, que o líder seja credível. Ele precisará inspirar confiança em seus liderados. Só então será capaz de passar todo o seu potencial noutros.

Um dos modelos que uso para ajudar meus clientes a deixar legados tangíveis é forçar-lhes a treinar outros, ser coach de seus liderados observando o que chamo de Modelo Ideal.

Quando diante de uma situação adversa, a melhor maneira é tentar resolvê-la em grupo. Neste caso, o líder deverá pedir que todos do grupo trabalhem no Modelo Ideal.

IDEAL =

I – Identificar o problema
D – Definir o problema
E – Examinar alternativas
A – Agir sobre uma das alternativas
L – Ler os resultados (os bem-sucedidos e os malsucedidos)

Quando os membros do grupo se vêm como parte da solução, doando-se totalmente à tarefa, seus comportamentos quanto ao líder muda para melhor; pois aqui o líder lhes está dando a oportunidade de crescer sendo eles mesmos. Depois dos resultados bem-sucedidos, o que eles são, não apenas o que eles fazem, terá mudado dramaticamente.

Quando permito que os outros tomem decisões escolhendo alternativas, isso altera a compreensão que cada um tem de si mesmo, da situação e, provavelmente, dos valores e crenças. 

O Coach tem a tarefa de tornar seu cliente também num Coach, mostrando-o a necessidade de deixar legados tangíveis, ao desenvolver outros líderes, multiplicando-se a si mesmo nos outros.

É isso.

Amanhã postarei A Quinta (e última) Razão Por Que Você Precisa De Um Coach... Fique ligado!

Comentários