Cinco Tipos de Líderes Que Vão Fazer Sua Igreja Crescer


“11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. 14 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro”. (Efésios 4:11-14, NVI)

Por Al Felix

Para todo crescimento equilibrado deverá existir uma estrutura adequada. Todo ministério ou igreja, caso queira crescer de modo sustentado, precisará pôr em ordem uma estrutura que suporte tal crescimento. A falta desta pode fazer colapsar a intenção e o crescimento inerente desejado. 

Jesus Chamou Cinco Tipos de Líderes
“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres” (Ef 4:11).

Designar líderes capazes é a principal prerrogativa de qualquer líder de igreja que queira ver seu ministério (igreja) crescendo e se expandindo. Na Cartas aos Efésios achamos cinco dons ministeriais que, quando adotados e liberados, estaremos diante de crescimento visível. Ao cumular a Igreja com estes cinco dons ministeriais, Jesus estava nos dando a base sólida do crescimento de qualquer igreja.

A Razão Para os Cinco Dons Ministeriais
“Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado” (Ef 4:12).

Os cinco dons ministeriais precisam existir a fim de que a igreja possa treinar todos os tipos de pessoas para o impacto que se pretende. 

Quais são os Cinco Tipos de Líderes Que Vão Fazer Sua Igreja Crescer? Efésios 4:11, diz: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres”.

1. Apóstolo, o Líder que Estabelece os Valores e Modela o Foco

Valores e Foco
É necessário ter um apóstolo em sua igreja, porque ele exemplifica e modela os valores que sustentam a igreja. Os apóstolos são necessariamente plantadores de igrejas, pioneiros, delineadores e desbravadores. Toda igreja que cresce, tem em sua estrutura um delineador doutrinário, um missionário, que, através do seu chamado, consegue fundar novas igrejas que sejam culturalmente relevantes e regionalmente contextualizadas. O foco do apóstolo será sempre este: levar a Jesus Cristo em lugares remotos, onde poucos ousariam ir. 

Se quiser que sua igreja ou ministério cresça e se expanda, você terá que encontrar um apóstolo, pois o chamado de Cristo para ele o faz carregar os valores bíblicos doutrinários, o faz modelar a igreja e o permite que mantém o foco na expansão.

2. Profeta, o Líder que Orienta a Visão

Visão
O profeta, além de proclamar as verdades sagradas, apoia a visão da igreja e é capaz de lançar a visão e, constantemente, se esforça para alinhar a igreja com a visão. Admoestará a igreja sempre que esta estiver se afastando da visão dada por Deus para ela.

O crescimento de sua igreja vai depender deste dom ministerial – o profeta – porque a visão precisará ser passada sempre e de diversas maneiras. Quem poderia fazer isso melhor senão o profeta? Ache em sua igreja homens e mulheres que tenham este chamado e ponha-os ao seu lado, e então, verá o crescimento de sua igreja.

3. Evangelista, o Líder que Pensa e Age Estrategicamente

Ação Estratégica
Outro dom ministerial importante – o evangelista – é necessário para o crescimento de qualquer igreja. Pensar em curto, médio e longo alcance e, acima de tudo, agir estrategicamente, faz parte do chamado do evangelista. Com um homem ou mulher assim, seu ministério terá chances claras de crescimento, pois estes estão imbuídos da visão e da ação estratégica necessária para expansão.

É preciso que o líder da igreja, acha-se tendo um evangelista (ou vários) para o crescimento de sua igreja, alguém que seja essencialmente um ganhador de pessoas para Cristo e que se mova geograficamente com as estratégias que o possibilitam impactar cidades e regiões com o poder transformador das Escrituras.

4. Pastor, o Líder que Equilibra e Fortalece os Relacionamentos

Relacionamentos Fortes
Toda igreja que cresce, tem em si mesma famílias saudáveis. Isso, entre outras razões, deve-se ao ministério pastoral. O chamado do pastor subentende cuidado. O aconselhamento pastoral equilibrado tem se mostrado ser o carro chefe da vida e chamado de um pastor. Problemas sempre rondarão as famílias nas igrejas. Caberá, portanto, a experiência de um pastor, a solução de tais situações, com sabedoria e graça divina a fim de que os relacionamentos sejam fortes.

Se quiser ver crescimento saudável em sua igreja, certifique-se de que há pastores cuidando das pessoas e de seus relacionamentos.

5. Mestre, o Líder que Ensina Intencionalmente para o Crescimento Pessoal e Corporativamente

Crescimento Pessoal e Corporativo
De tudo que já se falou sobre o ensino na igreja, creio que não se disse ainda metade. Jesus chamou Mestres para a obra do ministério. E, ao fazê-lo, Sua intenção era para que houvesse crescimento espiritual pessoal bem como corporativamente. 

Uma igreja cujos membros estejam são sistematicamente treinados (ensinados), certamente tenderá ao crescimento equilibrado. 

O Mestre é aquele que tira das Escrituras verdades profundas, tornando-as simples e práticas para a vida das pessoas. Este dom ministerial é de suma importância para o crescimento de qualquer igreja. E todo o líder precisa valorizar pessoas que tenham este dom ministerial, caso queiram expandir suas igrejas.

Por Que Existem os Cinco Dons Ministeriais?
“Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado” (Ef 4:12).

Os cinco dons ministeriais existem para treinar os santos (ou leigos) para que, por sua vez, estes exerçam o ministério. É preciso entender que o crescimento de qualquer igreja dependerá dessa dinâmica.

O apóstolo, o profeta, o evangelista, o pastor e o mestre, existem para treinar, equipar ou preparar os jovens (homens e mulheres) para que estes possam ministrar aos outros no processo de expansão.

Isso fará que os líderes da igreja não se achem sobrecarregados, e se mantenham assim focados nas questões cardeais do ministério – no crescimento e expansão.

É isso.

Obrigado por ler. Por favor, partilhe!

Comentários