Liderar Bem os Outros: Três Princípios Basilares


Por Al Felix

Falar alto não faz de você um líder. Ser popular também não o faz. Liderança é influência, e influência significa liderar as pessoas em uma direção que elas não seguiriam – de preferência para a frente. A ambição não é suficiente para qualificá-lo como líder. Há muito mais para se chegar a isso.

Você precisa ser liderado antes mesmo de poder liderar.
Isso é difícil para líderes ansiosos, mas para liderar bem, você deve, primeiro, estar receptivo em ser liderado. Um dos maiores líderes que eu conheço, que estava na liderança de mais de 350 funcionários de uma mega-igreja bem conhecida, disse: "Eu sou um homem sob autoridade de outrem." Se não souber o que é ser liderado ou se não estiver disposto a aprender com aqueles que estão a mais tempo na liderança, você não está completamente pronto para liderar.

Você precisa amar as pessoas antes mesmo de poder liderá-las.
Você pode liderar e amar a si mesmo, mas, no final, o resultado será bastante lamentável. Grandes líderes amam as pessoas que estão sob sua liderança. Bons pastores têm a tendência de dar a vida por suas ovelhas, e grandes líderes estão sempre pensando sobre como liderar seus seguidores para o próximo nível, amando-as.

Você precisa se tornar um servo antes mesmo de se tornar um líder.
Sabemos que a servir é o pré-requisito para a influência nas questões do Reino com base no exemplo de Jesus e Suas palavras. Mas nós não gostamos de colocar de lado nossa identidade como líder para abraçar totalmente o modelo de Cristo. Nós até mesmo gostamos de nos chamar a nós mesmos "líderes-servos", e, desse modo, não desistimos da visão de “ser o líder”. Mas pense de forma diferente, por um momento: o que aconteceria se você enxergasse a si mesmo primeiramente como um servo e em segundo lugar como um líder? Isso mudaria a maneira como você lidera as pessoas, não é verdade?


Será que você consegue liderar e influenciar sem ser liderado, sem amar as pessoas e sem ser um servo? Claro que sim! Mas por que você ia querer liderar? Sua recompensa para tal visão de liderança seria superficial e de curta duração. Em vez disso, escolha o caminho Jesus – seja um servo, e depois, um pastor. Seja bem liderado, e, em seguida, lidere com confiança!

Comentários

Postar um comentário