Expandindo Sua Capacidade de Liderança Através do Coaching


Por Al Felix

Transferir responsabilidades aos outros em vez de assumi-las é a chave para o desenvolvimento de líderes. Eis o porquê: A capacidade de liderança está diretamente ligada à nossa capacidade de assumir responsabilidades. Quanto maior a responsabilidade em lidar efetivamente com situações diversas, maior será a esfera de influência para a qual nos preparamos.

Por exemplo, um gerente de uma sucursal de banco precisa ter a capacidade de liderança para liderar mais de cinco ou dez pessoas, agendar tarefas e gerenciar a sucursal, seguindo um conjunto de procedimentos bem definidos. Já o presidente de um banco pode precisar supervisionar centenas de funcionários, múltiplas sucursais em vários locais e gerenciar um orçamento de muitos bilhões de kwanzas.

Um líder de uma sucursal não poderia assumir a diretoria executiva de um banco inteiro, com múltiplas agências – seria um grande salto nas responsabilidades!

Para crescer como líder, a pessoa deve aumentar gradualmente a capacidade de ter iniciativas e assumir responsabilidades. A frase "líderes assumem responsabilidades" para o seu próprio crescimento é atual. Manter os clientes de coaching responsáveis é uma estratégia intencional para promover o crescimento deles mesmos.

Então, quando assumo responsabilidades de supervisionar uma equipe e lhes digo o que devem fazer, eu não estaria fazendo a eles qualquer favor. Na verdade, poderia piorar as coisas se tentasse resolver situações que Deus projetou especificamente para o desenvolvimento dessas pessoas, rumo à liderança sênior. Coaches responsabilizam seus clientes, pois assumir responsabilidades é o meio básico de como crescemos na obtenção de capacidades para liderança.

Aqui está outro exemplo. Quando sua filha é uma criança, você faz tudo para ela: a alimenta, troca suas roupas, etc. À medida que ela cresce um pouco mais, você ainda faz a comida dela, a leva à escola, você a ajuda a se vestir e impõe regras para lugares que ela pode ou não ir. Você dá muitas ordens à ela, do tipo: "arrume sua cama!", "dobre suas roupas!", etc. E você ainda paga todas as contas dela, desde a propina da escola às roupas, etc. No entanto, a maior parte das responsabilidades na vida de uma criança ainda depende dos pais.

Ao sair da infância para a adolescência, as coisas começam a mudar. Você ainda a leva para a escola, mas estabelece limites. Espera-se que ela faça tarefas domésticas, cuide de sua higiene e passe a se envolver mais com as tarefas em casa. Aos 18 anos, as mudanças são ainda maiores. Agora ela pode dirigir o carro para escola, sair sozinha (com limites de horários), definir seus horários para fazer certas tarefas, escolher e comprar suas próprias roupas. Ela pode até ter um emprego e já passa a pagar suas contas. Obviamente que os pais ainda pagam a maior parte das contas dela, mas, como jovem, ela vai se tornando mais e mais independente e menos cobrada sobre as coisas que deve fazer.

Agora, imagine essa moça aos 22 anos de idade! O que aconteceria se os pais a tratassem do mesmo modo como quando ela tinha 10 anos de idade? Perceberíamos instintivamente que algo estava visivelmente errado. Diríamos que a filha nunca cresceu, ou que os pais fossem terrivelmente possessivos. Na criação dos filhos, o objetivo é transferir gradualmente responsabilidades, de modos que, quando eles chegam a fase adulta, estejam prontos para se comportar como adultos responsáveis. 

Começa-se, portanto, num "modelo de discipulado", mas nos anos de adolescência e na fase adulta, os pais devem mudar para uma abordagem de coaching (onde deixamos de dar conselhos e assumimos suas responsabilidades e começamos a transferir tais responsabilidades a eles) para que nossos filhos amadureçam.

O desenvolvimento de liderança funciona de forma semelhante. Como nosso objetivo é expandir a capacidade de liderança da pessoa (capacidade de assumir responsabilidades), devemos permitir que elas façam escolhas e assumam riscos, em vez de fazermos tudo por elas. A abordagem de coaching é perfeitamente ajustável à expansão da capacidade para a feitura de líderes.

É isso.

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